Olá pessoal
Hoje vou falar um pouquinho sobre alguns problemas observados por mim na UFES, mais especificamente no RU (Restaurante Universitário). Observados por mim e por muitos outros alunos, professores, funcionários e visitantes que transitam por lá diariamente.
Histórico
Em maio de 2001 comecei o curso de História e me formei em setembro de 2005. Neste período, a comida era servida em bandejas pelos funcionários. A cada ano aumentavam as filas para comprar ticket e para entrar no restaurante. O cardápio não tinha muitas variações e a opção ou era ovo, ou era salsicha. Eu muitas vezes só conseguia almoçar o ovo. No final do curso evitava o RU.
O que mudou
Retornei para UFES em agosto do ano passado com o curso de arquivologia. Recentemente foi feita uma reforma no restaurante e percebi muitas melhoras em relação a situação em 2005. Agora são utilizados pratos, não mais bandejas. É o próprio aluno que se serve de arroz, feijão e salada. Só a carne, o suco e a sobremesa que ainda são servidor por funcionários. Não precisamos mais usar ticket, apenas recarregar nossos cartões, semelhantes aqueles utilizados nos ônibus. A variedade da comida não só aumentou, como agora se tem a opção vegetariana. Não utilizamos mais copos descartáveis, e sim canecas que recebemos ao nos cadastrarmos. A idéia era de evitar que milhares de copos fossem descartados. Há também pias e papel toalha para lavar as mãos e as canecas. E o melhor de tudo: o preço para aluno continua R$1,50 desde 2005!
Porém...
Algumas coisas só se agravaram. Outro dia tive que ficar em pé com a bandeja na mão esperando lugar para sentar. As mesas estão sempre lotadas. Quinta feira passada fui lá almoçar. Cheguei às 11 horas, quando o restaurante abre. Só consegui almoçar às 11h50, por causa da enorme fila que já tinha quando cheguei. E ela só aumentava porque sempre tem gente que encontra um conhecido na fila, mas deixa isso para ser melhor comentado outro dia. Olhe bem a foto que bati quando estava indo para a fila:
Eu fiquei injuriada com o tamanho da fila. Poxa vida, saí de casa cedo para almoçar antes do estágio. Encontrar a fila daquele tamanho já naquele horário era um absurdo. Não poderia ficar pior.
Mas eu estava enganada, ficou muito pior! Olha só como ficou depois que saí:
A fila estava quase chegando ao Centro de Vivências. Saí de lá ao meio dia, correndo para chegar a tempo no estágio, e ela já estava assim. Fiquei sabendo de pessoas que não conseguiram almoçar este dia.
Resultado: no outro dia preferi fazer o almoço em casa.
Banheiro feminino
Outra coisa que me decepcionou foi o banheiro feminino de lá. Olha só o estado do ralo próximo ao espelho (ao lado). Por favor gente! Está neste estado desde o ano passado! Será que é tão caro assim trocar um simples ralo?! Alguém ainda vai acabar prendendo o pé nesse buraco e se machucando.
Só pra finalizar, ainda acredito que o RU melhorou muito, mas essa questão da fila e das mesas desestimula o almoço lá. Não adianta apenas colocar o cartão eletronico. O número de aluno não é o mesmo de anos atrás, e acredito que só uma expansão vai melhorar essa situação. O que poderia amenizar seria aumentar o tempo em meia hora antes e meia hora depois, mas sinceramento não acredito que resolveria muito.
Por hoje é isso.
Até o próximo post.
Realmente e alarmante essa situação vivida pelos alunos. Quando vou ao RU fazer uma refeição, como não sou estudante, eu entro como visitante. Do ponto de vista financeiro vale a pena pois, mesmo pagando mais caro que um aluno, a refeição ainda sai em conta. A fila de acesso utilizada pelos visitantes diminuiu visto que agora não e a mesma fila dos alunos, o que não isenta de uma espera ao entrar no RU para comer levando-se em conta que as mesas estarão todas ocupadas da mesma maneira. O fluxo de alunos mais o fluxo de visitantes agrava a situação que, na minha opinião, apenas uma expansão do RU resolveria mesmo a questão da falta de lugares para almoçar.
ResponderExcluirConcordo com vc Pac, só queria acrescentar uma coias. "O número de aluno..." shaushasusa
ResponderExcluirlol, até escrevi errado
ResponderExcluir