14 de agosto de 2010

Restaurante Universitário da UFES

Olá pessoal

Hoje vou falar um pouquinho sobre alguns problemas observados por mim na UFES, mais especificamente no RU (Restaurante Universitário). Observados por mim e  por muitos outros alunos, professores, funcionários e visitantes que transitam por lá diariamente.

Histórico

Em maio de 2001 comecei o curso de História e me formei em setembro de 2005. Neste período, a comida era servida em bandejas pelos  funcionários. A cada ano aumentavam as filas para comprar ticket e para entrar no restaurante. O cardápio não tinha muitas variações e a opção ou era ovo, ou era salsicha. Eu muitas vezes só conseguia almoçar o ovo. No final do curso evitava o RU.

O que mudou

Retornei para UFES em agosto do ano passado com o curso de arquivologia.  Recentemente foi feita uma reforma no restaurante e percebi muitas melhoras em relação a situação em 2005. Agora são utilizados pratos, não mais bandejas. É o próprio aluno que se serve  de arroz, feijão e salada. Só a carne, o suco e a sobremesa que ainda são servidor por funcionários. Não precisamos mais usar ticket, apenas recarregar nossos cartões, semelhantes aqueles utilizados nos ônibus. A variedade da comida não só aumentou, como agora se tem a opção vegetariana. Não utilizamos mais copos descartáveis, e sim canecas que recebemos ao nos cadastrarmos. A idéia era de evitar que milhares de copos fossem descartados. Há também pias e papel toalha para lavar as mãos e as canecas. E o melhor de tudo: o preço para aluno continua R$1,50 desde 2005!

Porém...

Algumas coisas só se agravaram. Outro dia tive que ficar em pé com a bandeja na mão esperando lugar para sentar. As mesas estão sempre lotadas.  Quinta feira passada fui lá almoçar. Cheguei às 11 horas, quando o restaurante abre. Só consegui almoçar às 11h50, por causa da enorme fila que já tinha quando cheguei. E ela só aumentava porque sempre tem gente que encontra um conhecido na fila, mas deixa isso para ser melhor comentado outro dia. Olhe bem a foto que bati quando estava indo para a fila:




Eu fiquei injuriada com o tamanho da fila. Poxa vida, saí de casa cedo para almoçar antes do estágio. Encontrar a fila daquele tamanho já naquele horário era um absurdo. Não poderia ficar pior.

Mas eu estava enganada, ficou muito pior! Olha só como ficou depois que saí:



A fila estava quase chegando ao Centro de Vivências. Saí de lá ao meio dia, correndo para chegar a tempo no estágio, e ela já estava assim. Fiquei sabendo de pessoas que não conseguiram almoçar este dia.

Resultado: no outro dia preferi fazer o almoço em casa.

Banheiro feminino



Outra coisa que me decepcionou foi o banheiro feminino de lá. Olha só o estado do ralo próximo ao espelho (ao lado). Por favor gente! Está neste estado desde o ano passado! Será que é tão caro assim trocar um simples ralo?! Alguém ainda vai acabar prendendo o pé nesse buraco e se machucando.








Só pra finalizar, ainda acredito que o RU melhorou muito, mas essa questão da fila e das mesas desestimula o almoço lá. Não adianta apenas colocar o cartão eletronico. O número de aluno não é o mesmo de anos atrás, e acredito que só uma expansão vai melhorar essa situação. O que poderia amenizar seria aumentar o tempo  em meia hora antes e meia hora depois, mas sinceramento não acredito que resolveria muito.

Por hoje é isso.
Até o próximo post.

3 comentários:

  1. Realmente e alarmante essa situação vivida pelos alunos. Quando vou ao RU fazer uma refeição, como não sou estudante, eu entro como visitante. Do ponto de vista financeiro vale a pena pois, mesmo pagando mais caro que um aluno, a refeição ainda sai em conta. A fila de acesso utilizada pelos visitantes diminuiu visto que agora não e a mesma fila dos alunos, o que não isenta de uma espera ao entrar no RU para comer levando-se em conta que as mesas estarão todas ocupadas da mesma maneira. O fluxo de alunos mais o fluxo de visitantes agrava a situação que, na minha opinião, apenas uma expansão do RU resolveria mesmo a questão da falta de lugares para almoçar.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc Pac, só queria acrescentar uma coias. "O número de aluno..." shaushasusa

    ResponderExcluir