17 de agosto de 2010

O porquê de ser Heurística Feminina

Já me perguntaram por que escolhi este nome para colocar em meu blog. A partir desse questionamento, veio a idéia de escever um post  falando um pouco sobre isso. Para começar, heurística é uma palavra que me fascina. A princípio, o nome do blog seria epenas  ela. Mas descobri que alguém já criou um blog com este nome e, apesar de estar sem atualizações há alguns anos, não consegui criar outro.



Como conheci a palavra heurística

Meu irmão precisava de um nick (apelido) para utilizar em seu personagem de um  jogo online, e resolveu "sortear" no dicionário. Assim ele encontrou heurístico e passou a se auto denominar dessa forma em seu jogo (não tenho certeza se era Tíbia ou já era Wow). Intrigada, fui olhar o significado no dicionário e acabei gostando da palavra.

Significado da palavra

Segundo o Wiki Fedora, a melhor definição que encontrei na internet (estou sem o dicionário Aurélio), "Denomina-se 'heurística' à capacidade de um sistema fazer inovações de forma imediata e positivas para um determinado fim. A capacidade heurística é uma característica dos humanos, cujo ponto de vista pode ser descrito como a arte de descobrir e inventar ou resolver problemas mediante a criatividade e o pensamento lateral ou pensamento divergente.
A etimologia da palavra heurística é a mesma que a palavra eureka, cuja exclamação se atribui a Arquimedes no conhecido episódio da descoberta de como medir o volume de um objeto irregular utilizando água. A palavra heurística aparece mais de uma categoria gramatical. Quando se usa como substantivo, identifica a arte ou a ciência do descobrimento, uma disciplina suscetível de ser investigada formalmente. Quando aparece como adjetivo, refere-se a coisas mais concretas, como estratégias heurísticas, regras heurísticas ou silogismos e conclusões heurísticas. Naturalmente que estes usos estão intimamente relacionados já que a heurística usualmente propõe estratégias heurísticas que guiam o descobrimento."

Recordo-me de ter lido também, se não me engano no dicionário Aurélio, que heurística é a capacidade de aprender através de conhecimento adquirido com experiências anteriores.

Acho que já deu entender um pouquinho a razão do blog ter este nome.

Para quem tem paciência de ler meu blog, até o próximo post!

2 comentários:

  1. Olá Helo.. adorei o post, e particularmente a definição dada pelo Aurélio a palavra heurística.
    abs!

    ResponderExcluir
  2. Se me lembro bem tbm era usado no nick dele no antigo ICQ, acho que nao era tibia nao, se nao me engano tibia foi depois.

    ResponderExcluir