21 de agosto de 2010

Jogo do Erro (ou erro no jogo?)

Olá pessoal

Agora entendi porque às vezes não ganho jogo de buraco no site do jogatina. Vejam só o que aconteceu no último, neste print screen abaixo. 

Conseguem ver algo errado?



Reparem bem. Tem um rei de copas no jogo adversário e um na minha mão. Eu tentei jogar fora e recebi a mensagem "problema de parâmetros". Foi aí percebi que na minha mesa também havia um rei de copas. 

Como pode haver 3 reis de copas com 2  baralhos?!?!!? Eu nunca iria bater!!!!!! 

Ainda estou tentando entender....
Até o próximo post.



17 de agosto de 2010

O porquê de ser Heurística Feminina

Já me perguntaram por que escolhi este nome para colocar em meu blog. A partir desse questionamento, veio a idéia de escever um post  falando um pouco sobre isso. Para começar, heurística é uma palavra que me fascina. A princípio, o nome do blog seria epenas  ela. Mas descobri que alguém já criou um blog com este nome e, apesar de estar sem atualizações há alguns anos, não consegui criar outro.



Como conheci a palavra heurística

Meu irmão precisava de um nick (apelido) para utilizar em seu personagem de um  jogo online, e resolveu "sortear" no dicionário. Assim ele encontrou heurístico e passou a se auto denominar dessa forma em seu jogo (não tenho certeza se era Tíbia ou já era Wow). Intrigada, fui olhar o significado no dicionário e acabei gostando da palavra.

Significado da palavra

Segundo o Wiki Fedora, a melhor definição que encontrei na internet (estou sem o dicionário Aurélio), "Denomina-se 'heurística' à capacidade de um sistema fazer inovações de forma imediata e positivas para um determinado fim. A capacidade heurística é uma característica dos humanos, cujo ponto de vista pode ser descrito como a arte de descobrir e inventar ou resolver problemas mediante a criatividade e o pensamento lateral ou pensamento divergente.
A etimologia da palavra heurística é a mesma que a palavra eureka, cuja exclamação se atribui a Arquimedes no conhecido episódio da descoberta de como medir o volume de um objeto irregular utilizando água. A palavra heurística aparece mais de uma categoria gramatical. Quando se usa como substantivo, identifica a arte ou a ciência do descobrimento, uma disciplina suscetível de ser investigada formalmente. Quando aparece como adjetivo, refere-se a coisas mais concretas, como estratégias heurísticas, regras heurísticas ou silogismos e conclusões heurísticas. Naturalmente que estes usos estão intimamente relacionados já que a heurística usualmente propõe estratégias heurísticas que guiam o descobrimento."

Recordo-me de ter lido também, se não me engano no dicionário Aurélio, que heurística é a capacidade de aprender através de conhecimento adquirido com experiências anteriores.

Acho que já deu entender um pouquinho a razão do blog ter este nome.

Para quem tem paciência de ler meu blog, até o próximo post!

14 de agosto de 2010

Restaurante Universitário da UFES

Olá pessoal

Hoje vou falar um pouquinho sobre alguns problemas observados por mim na UFES, mais especificamente no RU (Restaurante Universitário). Observados por mim e  por muitos outros alunos, professores, funcionários e visitantes que transitam por lá diariamente.

Histórico

Em maio de 2001 comecei o curso de História e me formei em setembro de 2005. Neste período, a comida era servida em bandejas pelos  funcionários. A cada ano aumentavam as filas para comprar ticket e para entrar no restaurante. O cardápio não tinha muitas variações e a opção ou era ovo, ou era salsicha. Eu muitas vezes só conseguia almoçar o ovo. No final do curso evitava o RU.

O que mudou

Retornei para UFES em agosto do ano passado com o curso de arquivologia.  Recentemente foi feita uma reforma no restaurante e percebi muitas melhoras em relação a situação em 2005. Agora são utilizados pratos, não mais bandejas. É o próprio aluno que se serve  de arroz, feijão e salada. Só a carne, o suco e a sobremesa que ainda são servidor por funcionários. Não precisamos mais usar ticket, apenas recarregar nossos cartões, semelhantes aqueles utilizados nos ônibus. A variedade da comida não só aumentou, como agora se tem a opção vegetariana. Não utilizamos mais copos descartáveis, e sim canecas que recebemos ao nos cadastrarmos. A idéia era de evitar que milhares de copos fossem descartados. Há também pias e papel toalha para lavar as mãos e as canecas. E o melhor de tudo: o preço para aluno continua R$1,50 desde 2005!

Porém...

Algumas coisas só se agravaram. Outro dia tive que ficar em pé com a bandeja na mão esperando lugar para sentar. As mesas estão sempre lotadas.  Quinta feira passada fui lá almoçar. Cheguei às 11 horas, quando o restaurante abre. Só consegui almoçar às 11h50, por causa da enorme fila que já tinha quando cheguei. E ela só aumentava porque sempre tem gente que encontra um conhecido na fila, mas deixa isso para ser melhor comentado outro dia. Olhe bem a foto que bati quando estava indo para a fila:




Eu fiquei injuriada com o tamanho da fila. Poxa vida, saí de casa cedo para almoçar antes do estágio. Encontrar a fila daquele tamanho já naquele horário era um absurdo. Não poderia ficar pior.

Mas eu estava enganada, ficou muito pior! Olha só como ficou depois que saí:



A fila estava quase chegando ao Centro de Vivências. Saí de lá ao meio dia, correndo para chegar a tempo no estágio, e ela já estava assim. Fiquei sabendo de pessoas que não conseguiram almoçar este dia.

Resultado: no outro dia preferi fazer o almoço em casa.

Banheiro feminino



Outra coisa que me decepcionou foi o banheiro feminino de lá. Olha só o estado do ralo próximo ao espelho (ao lado). Por favor gente! Está neste estado desde o ano passado! Será que é tão caro assim trocar um simples ralo?! Alguém ainda vai acabar prendendo o pé nesse buraco e se machucando.








Só pra finalizar, ainda acredito que o RU melhorou muito, mas essa questão da fila e das mesas desestimula o almoço lá. Não adianta apenas colocar o cartão eletronico. O número de aluno não é o mesmo de anos atrás, e acredito que só uma expansão vai melhorar essa situação. O que poderia amenizar seria aumentar o tempo  em meia hora antes e meia hora depois, mas sinceramento não acredito que resolveria muito.

Por hoje é isso.
Até o próximo post.

12 de agosto de 2010

Olá pessoal

Começo este blog explicando meu passado na internet e o motivo deste blog ter nascido.
As origens
 Há muitos anos atrás criei outros blogs tais como Baderneira e Heurística Feminina. Também administrei o Mikazuki Manga Scans. O que houve com estes blogs? Eles morreram por falta de paciência e originalidade minha, e também pela extinção do serviço que eles utilizavam. No Baderneira discutia sobre as coisas que me incomodavam e que odiava. E  continuo odiando. O Heurística Feminina tratava sobre as minhas indignações quanto a mentalidade machista e seus reflexos no mundo atual. Taí um blog que me arrependo de não ter dado continuidade. O grupo Mikazuki Manga Scans, que dava nome ao blog, traduzia mangás ( quadrinhos japoneses). O blog disponibilizava os arquivos para os leitores acompanharem as histórias. Este grupo foi finalizado por inatividade há alguns meses e por isso o blog também deixou de existir.

E porque este blog foi criado então?!

Este blog foi criado a partir de uma recomendação da minha professora da faculdade, da disciplina Tecnologia da Informação II. Ela pediu para os alunos criarem blogs para aprendermos algumas coisas relacionadas ao html e tal.  Fui motivada por isso, mas confesso que vou aproveitar a oportunidade para tentar novamente fazer um blog legal.

Ah, apesar de o nome ser mesmo de um dos blogs extintos,  não quer dizer que é uma continuação dele. Ainda não defini o que vou abordar neste blog, vai depender do que a professora quer que façamos.

Pra ser sincera não acho que alguém tenha se dado ao trabalho de ler este post, mas fica minha saudação.

Até o próximo post!