1 de março de 2011

Retrocesso: UFES sem passarela

Olá pessoal

Hoje venho falar mais uma vez da UFES, mas não especificamente dela. Vim falar um pouquinho sobre minha indignação quanto a falta de uma passarela ali onde um dia já existiu uma.


Em 2001, quando entrei na UFES pela primeira vez, havia uma passarela para a travessia de pedestres em frente aos pontos de ônibus. Sempre a achei muito práticam pois era só descer do ônibus e passar por ela para chegar ao outro lado.



Não precisava esperar o sinal fechar ou ficar preocupada se os veículos parariam ou não no sinal vermelho.  O fluxo de pessoa era muito grande, pois alunos da UFES e do Darwin passavam por ali.


 Apesar de algumas pessoas irresponsáveis tentarem atravessar por baixo da passarela, a esmagadora maioria a utilizava.




Pois bem. Em agosto de 2007 (tinha que ser agosto mesmo...) ela derrubada para permitir a ampliação da Avenida Fernando Ferrarri. Concordo que essa obra era mesmo necessária para desafogar o trânsito. Mas ao invés de construírem outra passarela, colocaram um sinal  para pedestres! Abaixo as imagens da destruição:




No meu ver, isso foi um retrocesso absurdo levando em consideração que:

1º - Sinais de trânsito atrasam o fluxo de veículos. Não adianta ampliar a pista e inserir uma retenção onde não havia;
2º - Como o sinal é apenas para a travessia pedestres, muitos veículos não respeitam o sinal vermelho, colocando em risco as pessoas que estão atravessando;
3º- O tempo para a travessia de todas as pista é muito curto. É um fluxo muito grande de pessoas, que acabam se atropelando para atravessá-las;
4º - Alguns indivíduos impacientes (incluindo crianças e adolescentes que estudam por ali), atravessam quando o sinal está aberto para veículos, expondo sua própria vida.

Por que não colocaram outra passarela? Evitaria de pessoas exporem suas vidas e diminuiria o congestionamento de veículos no local!

Bom, fazia tempo que eu queria expor minha opinião sobre isso. Então é isso.

Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário