1 de março de 2011

Retrocesso: UFES sem passarela

Olá pessoal

Hoje venho falar mais uma vez da UFES, mas não especificamente dela. Vim falar um pouquinho sobre minha indignação quanto a falta de uma passarela ali onde um dia já existiu uma.


Em 2001, quando entrei na UFES pela primeira vez, havia uma passarela para a travessia de pedestres em frente aos pontos de ônibus. Sempre a achei muito práticam pois era só descer do ônibus e passar por ela para chegar ao outro lado.



Não precisava esperar o sinal fechar ou ficar preocupada se os veículos parariam ou não no sinal vermelho.  O fluxo de pessoa era muito grande, pois alunos da UFES e do Darwin passavam por ali.


 Apesar de algumas pessoas irresponsáveis tentarem atravessar por baixo da passarela, a esmagadora maioria a utilizava.




Pois bem. Em agosto de 2007 (tinha que ser agosto mesmo...) ela derrubada para permitir a ampliação da Avenida Fernando Ferrarri. Concordo que essa obra era mesmo necessária para desafogar o trânsito. Mas ao invés de construírem outra passarela, colocaram um sinal  para pedestres! Abaixo as imagens da destruição:




No meu ver, isso foi um retrocesso absurdo levando em consideração que:

1º - Sinais de trânsito atrasam o fluxo de veículos. Não adianta ampliar a pista e inserir uma retenção onde não havia;
2º - Como o sinal é apenas para a travessia pedestres, muitos veículos não respeitam o sinal vermelho, colocando em risco as pessoas que estão atravessando;
3º- O tempo para a travessia de todas as pista é muito curto. É um fluxo muito grande de pessoas, que acabam se atropelando para atravessá-las;
4º - Alguns indivíduos impacientes (incluindo crianças e adolescentes que estudam por ali), atravessam quando o sinal está aberto para veículos, expondo sua própria vida.

Por que não colocaram outra passarela? Evitaria de pessoas exporem suas vidas e diminuiria o congestionamento de veículos no local!

Bom, fazia tempo que eu queria expor minha opinião sobre isso. Então é isso.

Até o próximo post.

21 de fevereiro de 2011

UFES: projeto e construção em 1969

Olá Pessoal!

Fiquei um bom tempo sem postar por causa das férias, mas agora estou de volta. Hoje coloquei aqui algumas imagens que encontrei por acaso no ano passado, enquanto fazia uma pesquisa na Biblioteca Pública. São fotos da UFES, da maquete do seu projeto original e o começo de sua construção. 

Na imagem 1 uma maquete de como planejam fazer a UFES. Reparem que é bem diferente de como a UFES está hoje (imagem 2). Detalhe interessante é que no projeto havia a intenção de se fazer uma outra ponte que ligava a UFES próxima a Ponte da Passagem.


Imagem 1 - Maquete do projeto da UFES. Revista Capixaba Nº24, fevereiro de 1969.
Imagem 2 - UFES atual vista, imagem de satélite.Iamegem retirada do Google Maps


Outra imagem é a da Avenida Fernando Ferrrari e da Pnte da Passagem. Por essa foto aérea percebe-se que  Jardim da Penha ainda não estava muito habitada. Alguns cemunis Já haviam sido construídos na UFES. O outro prédio parece ser a PROGRAD.

Imagem 3 - Avenida Fernando Ferrari e a Ponte da Passagem.  Revista Capixaba Nº24, fevereiro de 1969

Também foram encontradas algumas imagens da construção dos Cemuni

Imagem 4 - Cemuni em fase de construção.  Revista Capixaba Nº24, fevereiro de 1969

Imagem 5 - Cemuni em fase de construção. Revista Capixaba Nº24, fevereiro de 1969

Imagem 6 - Cemuni.  Revista Capixaba Nº24, fevereiro de 1969
Essas foram as imagens que encontrei nas revistas, mas ela ilustravam uma matéria escrita sobre a construção da UFES. Para quem quiser ler essa reportagem, esse exemplar da Revista Capixaba (não confundir Vida Capichaba) está disponível para consulta na  Biblioteca Pública do Espírito Santo Levy Cúrcio da Rocha, localizada na Avenida João Batista Parra, 165 - Praia do Suá - Vitória - ES.

Até a próxima!