23 de outubro de 2010

Carteirinhas da UFES

Há muito tempo venho me perguntando por que a UFES tem duas carteirinhas: a de estudante e a de ticket do Restaurante Universitário (RU).
O problema é que nenhuma das duas carteirinhas funciona em sua totalidade. A carteirinha de estudante não é aceita como documento para empréstimo de livros na Biblioteca da própria universidade. O aluno se vê obrigado a utilizar a carteira de identidade.  Se ela não é reconhecida dentro da própria unidade que a gerou, onde mais vai ser? Daqui a pouco nem para pagar meia entrada no cinema vai valer...
A carteirinha do Restaurante Universitário é outra piada. O aluno não pode passar na roleta apenas com ela, precisa provar que é ele mesmo e colocar sua digital no leitor. Ou mostrar novamente a identidade, como é feito no caso citado acima (e nem adianta tentar usar a carteirinha de estudante, tem que ser a identidade!). Isso porque com freqüência esse aparelho leitor dá problema, muitas vezes devido a alguns  usuários terem problemas com a leitura de suas digitais. 
 Em plena época em que o governo brasileiro tenta unificar todos os documentos em um único, com RIC (Registro de Identidade Civil), a Universidade Federal do Espírito Santo faz uma coisa dessas. Não seria muito mais simples unificar as coisas? Poderia ser feita uma carteirinha que unisse as duas, com foto e as informações necessárias. Pronto. Ou pelo menos que colocasse foto na carteirinha do RU. Assim não seria necessária nem a identidade e nem a digital. 


É isso que eu penso e acredito que mais pessoas já pensaram a respeito do assunto
Até o próximo post

Um comentário:

  1. Ainda bem que nossa carteirinha do RU é personalizada em Maruípe

    ResponderExcluir